top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Katia Pazini – PASCOM Santa Teresinha

Unção dos Enfermos é concedida na Missa em Louvor a Nossa Senhora de Lourdes


No dia 12 de fevereiro, recebemos em nossa paróquia a visita do Padre Miguel para a celebração da Missa de Nossa Senhora de Lourdes com a unção dos enfermos. A Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes no dia 11 de fevereiro, quando se comemora também o Dia Mundial do Enfermo.

A devoção a Nossa Senhora de Lourdes se iniciou em 1858 quando, numa gruta, em Lourdes (França), a Virgem Maria apareceu a uma jovem simples e humilde chamada Bernadete. Desde então, Lourdes se tornou um lugar de peregrinação e de fé, buscando a cura por meio da água que brotou nessa gruta. Até hoje, as curas inexplicáveis ocorrem. A mensagem de Nossa Senhora de Lourdes é o amor e a caridade para com os pobres e doentes. Sejamos solidários com todos aqueles que agora experimentam a limitação em sua vida.

Ao final da missa, o Padre Tiago deu a bênção da saúde aos fiéis e o Padre Miguel, a unção dos enfermos, em cujo ritual se encontra a seguinte petição a Deus: “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos”. Essa oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial, que une mais intimamente o doente a Cristo Jesus, que veio para revelar o amor de Deus. Deus Pai quer que nos tornemos saudáveis no corpo e na alma, e reconheçamos nisso a instauração do Seu Reino. Por vezes, só durante a enfermidade percebemos que precisamos do Senhor mais do que tudo. Afinal, não temos vida a não ser em Cristo.

No Antigo Testamento, o homem doente percebe que a doença pode estar ligada ao pecado. Os profetas intuíram que a enfermidade poderia ter também um valor redentor em relação aos próprios pecados e aos dos outros. Assim, a doença era vivida diante de Deus, do qual o homem implorava a cura. No Novo Testamento, eram os enfermos quem procuravam a proximidade de Jesus, tentando “tocá-Lo, pois d’Ele saía uma força que a todos curava” (Lc 6,19). A compaixão de Jesus Cristo pelos doentes e suas numerosas curas são um claro sinal de que, com Ele, chegou o Reino de Deus e a vitória sobre o pecado, o sofrimento e a morte.

Essa Missa da Saúde especial foi um momento de muita espiritualidade e reflexão para todo aquele que precisa de uma palavra amiga, na esperança de encontrar a cura para os males aos quais estão sendo acometidos.

Fonte:

345 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page