top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Thaís Claudino – PASCOM Santa Teresinha

Você sabe o que é ser coroinha e cerimoniário?


Todos sabemos que os leigos são muito importantes na Igreja. Um dos serviços reservados às crianças e aos jovens é a Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários. Eles estão presentes em muitas comunidades e têm várias funções importantes dentro da celebração eucarística.

Quando pequenos, os chamados "coroinhas" são instruídos a conhecerem a liturgia, os paramentos (que são as vestes) e os objetos litúrgicos. No momento da missa, eles auxiliam o sacerdote em suas respectivas funções. Em nossa paróquia, a partir dos 5 anos já se pode servir ao altar, basta sentir no coração! Já quando maiores, os agentes desta pastoral recebem aprofundamento na liturgia e aprendem a conduzir a missa, tornando-se cerimoniários.

Além de servir, coroinhas e cerimoniários têm a responsabilidade de comparecer às reuniões pastorais e eventos diocesanos, e também de ajudar a evangelizar seus amigos e familiares.

Este serviço teve início com um jovem chamado Tarcísio, em Roma, por volta do ano 275 d.C. Ele auxiliava os sacerdotes nas missas e levava a eucaristia aos presos e perseguidos. Tarcísio foi canonizado e, hoje, é o padroeiro dos coroinhas e cerimoniários.

Neste mês de março, estão abertas as inscrições para a Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários da Paróquia Santa Teresinha! Se você sente o chamado ou conhece alguém que gostaria de servir ao altar, entre em contato e venha participar da Santa Missa como coroinha ou pré-cerimoniário. Que Deus abençoe o seu sim!

7.620 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page