top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Thaís Claudino – PASCOM Santa Teresinha

Último dia de Via-Sacra de 2019 é realizado externamente


Durante a Quaresma, em nossa paróquia, foram realizadas Vias-Sacras todas as sextas-feiras, à tarde e à noite. A última Via-Sacra antes do início da Semana Santa foi realizada de um modo que relembra como os primeiros cristãos costumavam fazer: do lado de fora da igreja. No início da Igreja Católica, a prática da Via-Sacra era baseada em percorrer os lugares santos, onde Jesus Cristo viveu, morreu e foi glorificado. Mas, com o tempo, começou a ficar inviável a viagem até Israel por motivo de intolerâncias religiosas da época. Então, os fiéis faziam narrativas sobre estes momentos na igreja ou nos mosteiros. E, após alguns anos, artistas começaram a pintar e esculpir esses momentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus que se tornaram, mais tarde, as estações da Via-Sacra. E em um país livre, como o Brasil, somos convidados a demonstrar a nossa fé a todos que a queiram conhecer. Portanto, este ano, nesta última sexta-feira (12/abr), foi realizada a Via-Sacra externa em 2 horários (às 15h e às 19h30) na praça Rui Barbosa, em frente à Paróquia de Santa Teresinha. No horário das 15h, foram fixadas nas árvores imagens impressas das estações. Foi um momento muito emocionante em que os fiéis foram convidados a meditar e exercitar alguns pensamentos sobre piedade e reconhecimento das falhas humanas.

Já no horário das 19h30, houve a linda apresentação ao vivo com os jovens da Pastoral das Artes de nossa Paróquia, que apareciam encenando e "congelando" as estações no meio da praça sobre um palco com holofotes. O pároco incentivava os fiéis presentes a meditarem e refletirem cada estação. Temos certeza que esta encenação foi feita com muita dedicação e amor a Jesus. Estes jovens fizeram os paroquianos ali presentes emocionarem-se com o belo trabalho de representação.

E você é nosso convidado a participar da Semana Santa junto conosco, na Paróquia Santa Teresinha! Veja a nossa programação e prepare-se para, juntos, revivermos estes momentos e nos renovarmos no amor de Deus, que deu a vida de seu filho único para nos salvar.

229 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page