top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Camila Raya - PASCOM Santa Teresinha

Comunidade celebra Missa de Nossa Senhora da Luz e Apresentação do Senhor


No último fim de semana (01 e 02/02), celebramos a apresentação do Menino Jesus no Templo e também o dia de Nossa Senhora da Luz! Logo após o início da missa, nossos paroquianos, já com suas velas acesas, tiveram-nas abençoadas pelo padre João Aroldo, que as aspergiu com água benta por toda a igreja enquanto cantamos alegremente, anunciando a luz de Deus:

"Sim, eu quero que a luz de Deus, que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor. Sim, eu quero que o meu amor ajude o meu irmão a caminhar guiado por tua mão, em tua lei, em tua luz, Senhor."

Quarenta dias após o Natal do Senhor, Maria e José o apresentaram ao Templo com alegria! Nesse momento, o velho Simeão reconheceu Nele a "luz para iluminar as nações", e desde então iniciou-se a festa de Nossa Senhora da Luz, que vem para nos lembrar que a Virgem Maria deu à luz o Filho de Deus, que foi profetizado como “luz das nações”, assim Maria é também a luz acesa por Cristo no mundo, que ilumina as nossas vidas.

A origem da devoção e o título de Nossa Senhora da Luz surgiram na época das realizações de viagens marítimas na Europa, para conquistar a África. Nessa época, um humilde português, devoto de Nossa Senhora, foi raptado de seu vilarejo próximo à Lisboa e levado à África, e um valor foi exigido para que ele fosse libertado. Desanimado, no cativeiro, sem poder contar com a possibilidade de sua família pagar pela sua liberdade, recorreu à Virgem Maria pedindo para estar novamente com sua família em seu vilarejo. Durante 30 dias, Nossa Senhora apareceu em sonho, consolando-o. Na última noite, prometeu que, ao acordar, ele estaria em seu vilarejo, mas deveria procurar uma imagem sua escondida em um sítio que seria indicado por uma luz. Ali deveria ser também erguida uma capela. Tudo ocorreu como a Virgem disse em sonho, e a capela foi erguida e mais tarde reformada, transformando-se num templo, na cidade de Carnide, em Portugal.

O nosso caminho na fé deve seguir a mesma luz guiada por Maria, e devemos reconhecer o amor de Deus em meio aos testemunhos e histórias dos diferentes títulos de nossa Mãe que nos ama e protege. Meio à escuridão nossas velas estarão sempre acesas representando a vida de Cristo, que desde sua apresentação no templo nos entregou sua vida que é, enfim, luz, a nossa luz da vida!

Fonte:

116 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page