- Por Eduarda Dantas Piotroski e Cibele Matioli.-
Tempo de oração e reflexão – A Via-Sacra

A Via-Sacra (“via crucis”) é conhecida como o caminho que Jesus percorreu até ser crucificado no Calvário (Gólgota em hebraíco), fora da cidade de Jerusalém. Diante desses acontecimentos é visualizado o sacrifício que Jesus fez por nós. Em nossa paróquia, realizamos a Via-Sacra como exercício quaresmal às sextas-feiras em dois horários: 15h e 19h30.
Assim, se destaca nesse tempo a necessidade da meditação e da oração, para simbolicamente acompanhar os sofrimentos de Jesus desde o Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário, representando a Paixão de Cristo. É considerado um exercício de piedade.
Os lugares por onde Jesus passou foram considerados desde a antiguidade “santos” e por esse motivo fiéis faziam peregrinações para orar. Atualmente passa-se por 14 estações que representam os acontecimentos até a morte de Cristo, estas são divididas em:
Cristo é condenado à morte
Jesus carrega a cruz aos ombros
Jesus cai pela primeira vez
Jesus encontra a sua Santíssima Mãe
Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
Verônica enxuga o rosto de Jesus
Jesus cai pela segunda vez
Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
Jesus cai pela terceira vez
Jesus é despojado de suas vestes
Jesus é pregado na cruz
Jesus morre na cruz
Jesus é descido da cruz
Jesus é colocado no sepulcro
Te convidamos a participar conosco desse momento de oração! Todas as sextas-feiras até o dia 03/04 (com exceção do dia 20/04, em que ocorrerá as 24 horas para o Senhor).

Fonte: