top of page

  Acontece na Paróquia  

  • PASCOM Santa Teresinha

Especial Mês Vocacional: Leia o testemunho da família do Renan e da Ana Paula


Estamos no Mês Vocacional, em que, a cada domingo, a Igreja no Brasil nos propõe refletir sobre uma vocação específica. Hoje você é nosso convidado a acompanhar o testemunho da família formada a partir do matrimônio de Renan Evangelista e Ana Paula Medeiros, que nos contam mais sobre a vocação matrimonial e como vivem este chamado a ser luz para o mundo sendo uma família. Acompanhe!

Testemunho Vocacional

A vocação sempre é um presente do Criador aos seus filhos. O Sacramento do Matrimônio é um dos sacramentos do servir ao próximo, ou seja, homem e mulher fazem um pacto de felicidade diante de Deus. A vida esponsal é linda, pois o fruto do amor do casal são os filhos.

É uma graça poder ser pai e mãe. Deus confia um grande tesouro em nossos simples e frágeis vasos de argila, mas com a Misericórdia e Graça de Deus sempre conseguimos. Lembro do rito do matrimônio que o Pe. Tiago Silva testemunhou nos perguntando: “Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja?” Nossa resposta foi bem forte dizendo: Sim!

Hoje temos dois frutos deste amor chamados: Maria Laura e Cecília. Em nossos dias corridos pelo trabalho e cansaço o olhar delas serve como um bálsamo na alma. É importante saber que todas vocações possuem suas cruzes, ou seja, a vida dois exige renúncia, sacrifício e perdão, mas quando amamos realmente sempre conseguimos.

Vivemos numa sociedade altamente fragmentalizada que vem relativizando os valores familiares, mas acredito que a força do testemunho dos casais alicerçada na vida de oração e dos sacramentos são fundamentais para que os jovens se inspirem a dizer sim a essa linda vocação do casamento.

Na minha família, recebemos um outro presente de Deus, pois depois muitos anos de discernimento Deus nos chamou a vocação de uma família diaconal, ou seja, faço parte da escola diaconal da nossa diocese que forma homens, na sua maioria casados, a se tornarem diáconos permanentes em nossa diocese. Estou no caminho de formação e discernimento dessa linda vocação. O diácono, como nos fala os Atos dos Apóstolos e as cartas paulinas, é um servidor do Senhor trabalhando diretamente com a pregação da Palavra de Deus, a Liturgia e principalmente a Caridade aos Pobres e Sofredores.

Sempre encontrei na minha esposa Ana Paula, que é enfermeira e palestrante comigo nos cursos de noivos e coordena o Método de Ovulação Billings na diocese, o apoio necessário para a caminhada. Minha filha mais velha, Maria Laura, já é coroinha e está na catequese da Paróquia Santa Teresinha em Santo André onde participamos em família, e a Cecília ama estar na missa.

Concluo, dizendo que a vocação em família é uma dádiva de Deus que buscamos todos os dias responder com alegria e muita fé.

Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!

251 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page