Acontece na Paróquia  

  • Por Fernando Murakami - PASCOM Santa Teresinha

Agosto, o especial mês dedicado às vocações


Nesse mês de agosto celebramos o Mês Vocacional destinado às vocações, que em latim são conhecidas como “vocare” e significam chamado. É daí que vem a palavra “vocação”, o chamado de Deus para nossas vidas, nosso propósito na Terra! Em agosto comemoramos aqui no Brasil o Mês Vocacional da Igreja Católica, um período dedicado a cuidar do próximo, às orações e reflexões.


Esse mês ficou conhecido como o mês das vocações pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que instituiu em sua 19ª Assembleia Geral, em 1981, que agosto seria o Mês Vocacional no país. Desde então, católicos em todo o território nacional olham para esta época como uma chance de refletir cada vez mais sobre suas missões e chamados.


A primeira vocação que temos é o chamado à vida, e a sermos cristãos e honrar a Deus todos os dias. Somos criaturas de Deus amados e convidados por Ele ao banquete da vida! Diariamente, como forma de oração, a intenção é que peçamos a Deus que prepare boas pessoas para cumprir e aceitar Seu chamado na Terra. Por isso o mês de agosto é tão importante, é um tempo de esperança e de entender o que Cristo quer para a vida de cada um de nós.


As vocações celebradas na Igreja na Santa Missa foram determinadas em quatro domingos, sendo eles:


Primeiro domingo: Vocações Sacerdotais – Dia do Padre

No dia 4 de agosto, a Igreja celebra o dia de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, que é o patrono dos padres, e, no dia 10, temos também a memória de São Lourenço, o patrono dos diáconos. O sacerdócio é mais um dos sinais de amor e de fidelidade de Deus que escolhe homens e os coloca a serviço do povo nessa dádiva definitiva da sua existência. A vocação de padre representa Cristo dentro da comunidade, sendo seu exemplo e semelhança!


Segundo domingo: Vocação Familiar – Dia dos Pais

No segundo final de semana de agosto, celebramos o Dia dos Pais e, também, o dia da vocação à vida familiar, a constituição abençoada e querida por Deus. Ser pai é, unido à mãe, exercer papel de educador do lar, um dos pilares para filhos conscientes do que significa seguir a vida cristã. Valorizar a família é fundamental para a sociedade como um todo porque nela é onde cada valor de um ser humano se inicia. Que tenhamos sempre ter a Sagrada Família como nosso principal exemplo!


Terceiro domingo: Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa

No terceiro domingo do mês vocacional a Igreja lembra os religiosos que estão sempre a serviço de Deus através da oração, da missão, da educação e da caridade. Esse domingo olha para a vocação dos homens e mulheres que buscam viver de modo verdadeiro seus votos de castidade, de obediência e de pobreza, sendo testemunho vivo do Evangelho, sinais do amor de Deus a nós.


Último domingo – Ministérios leigos e Dia do Catequista

No último domingo a Igreja celebra o dia da vocação dos leigos, que são guiados segundo o plano e a vontade de Deus, dedicando suas vidas para os serviços pastorais e missionários. E quando temos um quinto domingo no mês de agosto, a Igreja celebra também o ministério dos catequistas, uma vocação que exige se dedicar por completo a aprender e a ensinar os caminhos de Cristo a jovens, crianças e adultos, apresentando a misericórdia de Deus.

“Ide por todo mundo, anunciai a boa nova a toda criatura” (Mc 16,15).


Esse ano, após o período de dois anos da pandemia, em celebração às vocações, retornamos à quarta edição de um dos eventos mais animados organizado pela Diocese de Santo André da equipe pastoral Assembleia Vocacional Diocesana do SAV/PV (Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional), o Festival Vocacional!


Que a partir desse evento que reúne os jovens das paróquias da região do ABC em comunhão com Cristo, possamos ter um dos momentos mais divertidos ao chamado de Deus à sua vocação específica. Teremos momentos e atrações divididos, como: brincadeiras, gincanas, shows, momentos de espiritualidade, palestras e oração.


Para saber mais acesse o Facebook da Diocese de Santo André clicando aqui.


Todas essas vocações representam suma importância na vida da comunidade. Porém, lembremo-nos da vocação primeira e mais importante de todas: a da vida cristã e, consequentemente, da santidade. Longe desse caminho, não há como viver bem, qualquer que seja a nossa vocação pessoal.


Fontes:

- https://marista.org.br/blog/o-que-e-o-mes-vocacional-da-igreja-catolica/

- https://www.pelavida.redevida.com.br/blog/por-que-agosto-e-o-mes-das-vocacoes

47 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo