Acontece na Paróquia  

  • Por Thaís Claudino – PASCOM Santa Teresinha

Igreja celebra primeira Sexta-Feira Santa presencial com toda a comunidade



Após dois anos em que todos os paroquianos de Santa Teresinha acompanharam a Semana Santa através das redes sociais, chegou 2022, e, neste ano, tivemos a oportunidade de celebrar de forma presencial com uma programação simples, mas rica em fé e amor em cada dia!


Os católicos não se preocupam somente com o feriado, são dias de estar com o Senhor e permanecer com Ele, pois é um momento de celebrar a vitória sobre o pecado e a morte.

Na sexta-feira (15), o grupo de oração permaneceu em vigília das 23h do dia anterior até às 7h, onde, de hora em hora, pastorais da comunidade fizeram juntos a hora santa, dedicando-se a contemplar e orar tanto pela meditação da paixão de Cristo, como pelos momentos de dor e sofrimento que o mundo sofre em meio à pandemia e guerras.


Às 15h, com a presença de toda a comunidade, Padre João entrou em silêncio e deitou-se no chão (sinal de respeito). A celebração da paixão e morte de Jesus Cristo é feita com momentos de reflexões, orações e adoração da cruz, que, neste ano, teve uma forma mais simples, respeitando os protocolos de saúde. Esta celebração é muito importante pois é o único dia em que não há missa nas igrejas, portanto, a presença da comunidade para rezar neste momento é um ato de amor e fé.

Após um breve momento, às 18h, iniciou-se a procissão do Cristo Morto. Foram momentos de muita emoção! Como foi difícil superar tanta dor, sofrimento, perdas e doenças... Ainda estamos na luta, mas é em Jesus que devemos buscar as forças e o equilíbrio para enfrentar tantos desafios impostos.


A procissão passou pelas ruas próximas à Paróquia e foi acompanhada por cantos e pela comunidade segurando as velas, que nos lembram que, em meio à escuridão, Deus nos dá luz.


Para finalizar a noite, ao voltar da procissão, os jovens e crianças da Pastoral das Artes apresentaram uma emocionante peça teatral dentro da igreja. Foi uma produção belíssima em que pudemos ver paixão, dedicação e amor em cada momento encenado!

Você pode conferir as fotos desse momento no site: https://www.flickr.com/photos/paroquiasantateresinhasa/albums/72177720298189474


Foram momentos difíceis para os jovens, pois num mundo que oferece tanta coisa virtualmente, por que voltar à igreja? A Pastoral trabalhou bastante para que os jovens voltassem e não desanimassem, assim como a vida de Jesus – não foi fácil o caminho da cruz! Jesus foi humilhado, chicoteado, sofreu a cada minuto e, mesmo assim, morreu por amor.


Que, como Jesus, tenhamos força e paciência para carregar nossas cruzes e entregar nossos medos à Ele. Nestes dois anos a vida nos ensinou sobre perseverar e amar, e isso devemos lembrar a cada dia de nossas vidas.


Veja mais fotos das nossas celebrações em nossos álbuns: https://www.flickr.com/people/paroquiasantateresinhasa/

80 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Nesse mês de agosto celebramos o Mês Vocacional destinado às vocações, que em latim são conhecidas como “vocare” e significam chamado. É daí que vem a palavra “vocação”, o chamado de Deus para nossas

Notícias em Destaque
Arquivo