Acontece na Paróquia  

  • Por Palloma Santos – PASCOM Santa Teresinha

Início da Semana Santa é marcado pela Missa de Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor em comunidade



Depois de dois anos em que nossa comunidade não pôde celebrar o Domingo de Ramos com a presença dos paroquianos por conta da pandemia, no último domingo (10/04), estivemos reunidos numa linda manhã ensolarada para vivenciar e celebrar a Santa Missa que dá abertura à principal semana da nossa fé cristã católica: a Semana Santa.

A missa teve início na praça em frente à nossa paróquia, que ficou repleta de fiéis que com muita alegria e emoção entoavam o “Hosana hei, Hosana há!”. Logo após saudação, o Pe. João Aroldo abençoou os ramos, assim como prescreve o rito, e seguiu com a celebração.


Nesta primeira parte, a Liturgia nos propõe o Evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém [Lc 19, 28-40]. Em sua breve homilia, Pe. João nos recorda que Jesus entra na Cidade Santa como os antigos profetas anunciaram: “o teu rei vem na paz, sentado num jumentinho.” Sabemos que o povo esperava a vinda do Messias de uma forma esplendorosa, com todas as honrarias e poder de um grande rei. Porém, Jesus se apresenta de forma simples e humilde.


Após a homilia, novamente entoamos o canto “Hosana hei, Hosana há” e, em procissão, balançando nossos ramos, nos dirigimos até o interior da igreja, onde tivemos a continuidade da celebração litúrgica.



Nesta segunda parte, a Liturgia nos propõe outro aspecto muito importante para a nossa fé, trazendo para nós os relatos da Paixão do Senhor. A segunda leitura [Fl 2, 6-11] nos recorda que Jesus, assumindo sua condição humana, esvaziou-se a si mesmo, humilhou-se e fez-se obediente ao plano de salvação, entregando-se livremente à morte por amor.


Segundo a Carta Circular do Vaticano sobre “A Preparação e Celebração das Festas Pascais” de 1988, o Domingo de Ramos “une num todo o triunfo real de Cristo e o anúncio da Paixão. Na celebração e na catequese deste dia sejam postos em evidência estes dois aspectos do Mistério Pascal”.


Com a celebração do Domingo de Ramos, somos chamados a percorrer este caminho, seguindo os passos de Jesus e vivenciando os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição.



Saiba mais sobre a Carta Circular do Vaticano em: https://www.presbiteros.org.br/paschalis-sollemnitatis-a-preparacao-e-celebracao-das-festas-pascais/


Veja mais fotos da celebração em nosso Flickr: https://www.flickr.com/photos/paroquiasantateresinhasa/albums/72177720298008686

61 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Nesse mês de agosto celebramos o Mês Vocacional destinado às vocações, que em latim são conhecidas como “vocare” e significam chamado. É daí que vem a palavra “vocação”, o chamado de Deus para nossas

Notícias em Destaque
Arquivo