top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Thaís Claudino – PASCOM Santa Teresinha

Instituição da Eucaristia e Lava-Pés marcam missa da Quinta-feira Santa


Celebrada na Quinta Feira Santa, a Santa Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-Pés dá início ao Tríduo Pascal, relembrando a última ceia de Jesus com os apóstolos, quando sabendo que vai ser entregue por Judas, Jesus distribui o pão e o vinho como sinal do corpo e sangue que vive e reina para sempre dentro de cada um.


A missa celebrada às 20h em nossa Paróquia Santa Teresinha, foi marcada pelo rito de lava-pés, este ano, exaltando a importância da Campanha da Fraternidade 2023, que refletiu sobre o tema "Fraternidade e Fome". A representação dos 12 apóstolos foram membros das pastorais paroquiais que ajudam e auxiliam no combate a fome à inúmeras pessoas da cidade em situação de vulnerabilidade social, a Pastoral dos Vicentinos e os Escolhidos de São Sebastião. É um momento de muita emoção, não só pelo rito, mas pela seu significado que é o servir a todos sem distinções de cor, sexo e classes.

Após este momento, no momento da consagração da eucaristia faz-se memória da instituição da Eucaristia, e consequentemente, a instituição do sacerdócio ministerial, portanto, é uma missa importante na vida cristã, pois é dela que se originou a entrega da Eucaristia.


Ao final, foi feito o translado das partículas consagradas até o ambiente preparado de adoração (que representa o Horto das Oliveiras), e conservando o silêncio como sinal de luto, o altar foi desnudado e esvaziado, e houve a vigília com os integrantes do nosso grupo de oração entre as 23h de quinta-feira até às 6h da sexta-feira.


77 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page