Acontece na Paróquia  

  • Mariana Junqueira – PASCOM Santa Teresinha

Tradição da Bênção das Casas na Epifania do Senhor é retomada em nossa comunidade


No domingo, 02 de janeiro, celebramos a Epifania do Senhor, a manifestação de Deus, o dia em que Deus revelou o seu Filho para o mundo e se manifestou universalmente na figura de um menino. Essa primeira manifestação se dá aos reis magos que, guiados por uma estrela, chegam a Belém e, ao ver o Menino com Maria, sua Mãe, ajoelham-se diante Dele e o adoram, simbolizando as nações de toda terra que hão de adorar ao Senhor.


Uma antiga tradição da Epifania é a bênção do giz para abençoar as casas. Na Solenidade da Epifania do Senhor, que celebramos no último domingo, o Pe. João abençoou o giz que foi entregue para a comunidade para a bênção das casas.

A bênção das casas na Epifania é a certeza da Encarnação de Jesus, portanto, marcar a porta seria o mesmo que pedir que ali habitasse o Menino Jesus e, por isso, a própria Santíssima Trindade! Com essa inscrição, invocamos a bênção para os nossos lares e reivindicamos a soberania de Cristo para os espaços onde vivemos e trabalhamos. Essas inscrições podem ser mantidas até a Festa de Pentecostes ou durante todo ano, até a próxima Epifania.


Com o giz bento, se escreve por cima da porta de casa, do lado exterior: 20*C✝️M✝️B✝️22, simbolizando o ano que se inicia. O asterisco simboliza a Estrela de Belém que guiou os reis magos. As letras C M B, que significam Christus Mansionem Benedicat (em português, Cristo abençoe esta casa); mas também representam os três reis magos: C (Gaspar pode ser escrito Caspar), M (Melchior) e B (Balthazar), como forma de recebê-los em nossa casa. Cada letra é intercalado com uma cruz que corresponde às três pessoas da Santíssima Trindade.


Após a escrita, recita-se a seguinte oração e depois asperge a porta:

Oremos: Senhor Deus do Céu e da Terra, que revelastes o vosso Filho Unigênito a todas as nações com o sinal de uma estrela: Abençoai esta casa e todos os que ela habitam. Enchei-os com a luz de Cristo, e que o nosso amor pelos outros reflita o vosso amor. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Que Deus abençoe todos os lares e famílias e se manifeste a cada um de nós e à humanidade inteira, revelando o plano de amor para todos os povos.

53 visualizações
Notícias em Destaque