top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Sandra Zanettini - PASCOM Santa Teresinha

Paróquia festeja Primeira Comunhão de 63 crianças e jovens


A Paróquia Santa Teresinha esteve em festa na missa das 10 horas do último domingo, dia 20 de novembro, devido à Primeira Comunhão de 63 crianças e adolescentes. Chegando à igreja, já podíamos vê-los em fila para a procissão de entrada, acompanhados de seus pais, mães ou padrinhos – as crianças vestidas com uma túnica branca e com um terço entre as mãozinhas entrelaçadas. Era notável a alegria em cada rostinho pois, após dois anos de preparação, era chegada a hora da Primeira Comunhão, um dia especial para todos nós, católicos, que recebemos o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Belos arranjos florais alegravam a celebração e, no altar, havia enfeites referenciando o cálice e a hóstia. Os fotógrafos, em locais definidos na igreja, registravam a entrada dos jovens, que entoavam o canto “Estou feliz, quero cantar, da eucaristia participar...” Em seguida entraram os coroinhas, pré-cerimoniários, cerimoniários, leitores, ministros e o Padre Tiago.

Um momento muito bonito desta Santa Missa do 34º Domingo do Tempo Comum foi a entrada da Bíblia, trazida em procissão por crianças da nossa igreja, para a Primeira, Segunda leitura e Evangelho. Foi algo que emocionou a todos pois o cântico foi entoado somente pelos nossos 63 jovenzinhos na igreja.

Durante a homília, podemos destacar o agradecimento do Padre Tiago a Deus pelas crianças ali presentes, rogando que elas sejam fiéis ao Evangelho que irão seguir e lembrando a todos que devemos colocar Cristo à frente da nossa vida e que Jesus é o nosso único Salvador.

Nossos catequizandos cantaram lindamente a canção do ofertório, enquanto outras crianças entravam com as oferendas: o trigo, o pão, a uva, a vela, a Bíblia, uma cesta de frutas e um cartaz escrito “PAZ”, fazendo uma pequena apresentação de irmandade e comunhão durante o ofertório.

Enfim, chegou o momento tão esperado! A nossa animadora anunciou a Eucaristia, em que nossos jovenzinhos receberam das mãos do presidente da celebração a hóstia sagrada, enquanto todos os presentes cantavam “Pela primeira vez, pela primeira vez. Venho Jesus comungar. Venho Jesus, comungar teu amor”.

Ao fim da celebração, as catequistas e o Padre Tiago foram homenageados com uma lembrança cada um. Após a benção final, todas as crianças e adolescentes puderam tirar fotos para registrar este momento único em suas vidas, em que estamos mais pertinho de nosso Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador. Desejamos a estes jovens, que sejam perseverantes no caminho do Senhor, levem Jesus Cristo dentro de seus corações e semeiem a Palavra do Senhor.

O que é a Eucaristia?

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno. Culminou no sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo e no qual a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.

Quando Cristo instituiu a Eucaristia?

Instituiu-a na Quinta-feira Santa, “na noite em que ia ser entregue” (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia.

O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?

É fonte e ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia, atinge o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Ele encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.

Como Jesus está presente na Eucaristia?

Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.

Confira todas as fotos da Primeira Comunhão em nosso Flickr. CLIQUE AQUI

404 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page