top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Tatiana Panighel - PASCOM Santa Teresinha

Especial Semana Santa 2018 | Celebração Penitencial: reflexão e transformação


Quem foi à Paróquia Santa Teresinha na noite de Terça-Feira Santa, 27 de março, notou que havia algo diferente... A igreja estava iluminada apenas com luzes azuis e velas, deixando o Cristo na Cruz em destaque. Toda essa iluminação proporcionou um momento de introspecção para a Celebração Penitencial.

A Celebração Penitencial ocorre durante a Semana Santa e é o momento em que reconhecemos, diante de Deus, que pecamos para tomarmos consciência de Seu perdão e Sua misericórdia. Todos os fiéis presentes tinham, em suas mãos, uma vela, que foi acesa para ser a luz de Cristo, capaz de nos afastar de todo o mal.

Durante a celebração, nosso pároco, Pe. Tiago, nos questionou como havia sido a nossa Quaresma, como estava nosso coração e se tivemos mais atitudes que nos afastaram ou nos aproximaram de Deus neste período, para, dessa forma, buscarmos a reconciliação com Ele. Os músicos também contribuíram para este momento: com canções escolhidas com muito carinho, emocionaram e levaram à reflexão.

Um dos momentos mais incríveis desta Celebração Penitencial foi quando o Padre Tiago lavou as mãos de todos, e, com esse gesto, nos purificou de todo o pecado. Durante este ato, a igreja se manteve em silêncio, sendo possível escutar apenas as vozes de todos os que acompanhavam os músicos. Este, com certeza, foi para muitos um momento transformador, no qual pudemos sentir a presença de Cristo ainda mais forte em nossos corações.

Após lavar as mãos, o fiel também recebia uma pedrinha de mirra para queimar no turíbulo, simbolizando que sua intenção subiria ao céu juntamente com a fumaça do incenso.

O número de fiéis participando desta celebração dobrou neste ano. Como é lindo ver que muitas pessoas estão atendendo ao chamado de Deus, pois, para quem estava presente, não restam dúvidas que este dia ficará guardado para sempre em nossos corações.

E, você? Conte para nós qual foi o momento desta Celebração Penitencial que mais marcou a sua vida! Seja testemunho vivo e conte para todos que Jesus faz maravilhas!

648 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page