top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Sandra Zanettini – PASCOM Santa Teresinha

Festa da Padroeira tem Missa festiva com Procissão e Chuva de Rosas



É dia de alegria! É dia de festa! É dia de celebrarmos a Padroeira de nossa paróquia e do nosso bairro: Santa Teresinha do Menino Jesus! Após uma semana repleta de comemorações, que começaram com a Carreata e se seguiram com o Tríduo, chegamos neste dia 1º de Outubro ao ponto máximo de nossa Festa: a Missa Festiva em louvor a Santa Teresinha, com Procissão e Chuva de Rosas.


Chegando à nossa paróquia, o movimento já era intenso na barraca para a venda das rosas, no Salão de Festas com a venda do tradicional Bolo de Santa Teresinha e, neste ano, com uma novidade: a venda de um delicioso pastel, frito na hora!


Entrando na igreja, que estava repleta de pessoas ansiosas pelo início da celebração, era nítida a expressão de alegria em todos os presentes, muitos escrevendo suas intenções para a Santa Missa. Às 16h teve início o cortejo de entrada, com o estandarte de Santa Teresinha e os fiéis entoando o cântico da Padroeira: "Cante a terra inteira, vibrem o céu e o mar! Uma grande santa vamos festejar...".


O Ato Penitencial foi substituído pela Procissão, que percorreu várias ruas de nosso bairro com a imagem de Santa Teresinha em um lindo andor. Também tivemos um carro de som onde nossos músicos, junto com a comunidade, entoavam cantos de louvor, enquanto erguiam e balançavam suas rosas. Foi uma linda demonstração pública de nossa fé, comprovando que somos uma Igreja atuante! E, como sempre, nosso pároco Padre Tiago convidou todos os cristãos que estão afastados da Igreja a voltarem para a casa do Senhor.


Ao final da Procissão, já com a imagem de nossa querida santinha na porta da paróquia, houve a tão esperada Chuva de Rosas, tradicional momento de muita fé, em que podemos vivenciar verdadeiramente o cântico: "Uma Chuva de Rosas mandarei sobre a terra: graças de amor do meu Senhor, flores do coração!".


Terminado este momento tão especial, os fiéis retornaram para a Santa Missa, e o andor com a imagem de Santa Teresina entrou pela igreja com o Hino de Louvor. Padre Tiago, durante sua homilia, citou uma frase para guardarmos sempre em nossa mente e coração: "Devemos ser Missionários do Amor".



No momento do Ofertório algumas crianças levaram objetos que simbolizavam Santa Teresinha: a cruz, rosas brancas e as vestes usadas pelas Carmelitas. Outro momento de muita emoção foi quando toda a comunidade, de mãos dadas, cantou o Pai-Nosso – não há como descrever... É um momento de pura comunhão com nosso Senhor Jesus Cristo.


No fim da missa houve a Bênção das Rosas e dos demais pertences que os fiéis traziam. E a bênção final foi dada por nosso pároco com a relíquia de Santa Teresinha. Ao sair da igreja era possível ouvir relatos como o de uma senhora que estava pela primeira nesta missa festiva: "Adorei esta cerimônia!". Estas palavras soam como um presente para todos aqueles que, de alguma forma, doaram um pouquinho de si para que vivêssemos uma linda Festa da Padroeira!


"Com sua doutrina e, sobretudo, seu exemplo, a suave Carmelita de Lisieux demonstrou que a santidade é acessível a todos. Ela 'viveu a santidade pura e simples, com todo o encanto e sedução da alma moderna, muito humana e muito próxima de nós' ". Arautos do Evangelho




1.125 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page