top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Por Maristela Festucci – PASCOM Santa Teresinha

Domingo de Páscoa | Cristo Ressuscitou, Aleluia!


Após o Tríduo Pascal, encerramos a Semana Santa com a missa de Páscoa neste dia 16 de abril de 2017. A celebração iniciou com a procissão às 6 horas da manhã pois, como a liturgia deste domingo nos conta, as mulheres descobriram o túmulo vazio de Jesus nas primeiras horas da manhã fazendo, assim, a ressurreição ser evidente.

E, para representar o imenso valor dessa passagem, que é o ápice da vida cristã, a comunidade não se importou em acordar cedo para sair cantando alegremente e festejando a vitória de Jesus sobre a morte. A Procissão do Cristo Ressuscitado percorreu as principais ruas do bairro de Santa Terezinha sendo que Sua imagem estava lindamente ornamentada com flores e era carregada em revezamento pelos fiéis.

Quando retornamos à igreja, o andor foi recebido com cantos de aleluia e colocado no presbitério, em um local de destaque ao lado do altar, onde ficará durante todo o Tempo Pascal. Após sua Paixão e Ressurreição, Cristo realizou aparições e interagiu com seus discípulos. Portanto, liturgicamente, a Páscoa não é somente este domingo específico e sim um período que dura aproximadamente 50 dias e termina no Domingo de Pentecostes, outra celebração que já estamos ansiosos para vivenciar!

A missa seguiu com os ritos normais, com o grupo de música tocando de modo muito animado, pois encerrou-se a quaresma e agora podemos cantar alegremente! Antes da Aclamação ao Evangelho, cantou-se a Sequência Pascal, uma oração específica para o dia e que aborda, brevemente, a história do Cristo desde sua imolação até a vitória sobre a morte.

Em sua homilia, o padre Tiago nos ensinou sobre o verdadeiro significado da Páscoa, que é a oportunidade de renovar nossas esperanças, deixar nossos pecados na sepultura e ressuscitarmos nossa alma como novos homens e mulheres, testemunhando tudo que Deus realiza em nossa vida.

Após o término da missa e a Bênção Solene de Páscoa, todos foram para o salão paroquial onde foi realizado o Café da Manhã Comunitário, organizado pelas pessoas da comunidade, que foram convidadas a levar para a igreja aquilo que consumiriam em sua casa. Todos estavam muito contentes, pois era a primeira refeição depois das penitências quaresmais. A linda mesa – posta com pães, doces, café, leite e sucos – era um deleite para o corpo físico e para o espírito. Essa prática já se tornou uma linda tradição de Páscoa em nossa paróquia.

Assim, como irmãos de fé, podemos também relembrar os costumes dos primeiros cristãos e estreitar as relações pessoais entre os paroquianos.

Após vivermos esta linda Semana Santa, devemos nos esforçar para preservar esse mesmo espírito durante todo o ano. Que a lembrança do sofrimento de Cristo para nos salvar dos pecados nos motive a sermos pessoas melhores para nossos irmãos e para nossa Casa Comum. E que a certeza de Sua ressurreição seja a nossa força nos momentos difíceis.

Que todos os anos possamos ser capazes de produzir eventos e celebrações tão lindas e significativas para que mais e mais pessoas se aproximem de Deus através da nossa comunidade.

Feliz e Santa Páscoa!

110 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page