Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi - PASCOM santa Teresinha

Comunidade festeja 9º aniversário de ordenação do Padre Tiago


No dia 22 de novembro de 2017, quarta-feira, nossa comunidade se reuniu em peso, a partir das 20h, para celebrar o 9º aniversário de ordenação sacerdotal de nosso querido Padre Tiago. Tudo foi cuidadosamente preparado para comemorar esta data tão especial, que coincide com o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos.

A procissão de entrada iniciou esta bela celebração com os paroquianos cantando com muita alegria para receber o aniversariante da noite, junto a todos que serviam àquela missa. Já o hino de louvor foi repleto de animação, no qual os coroinhas e crianças da catequese presentes cantaram com muita alegria, balançando bandeirinhas amarelas e brancas.

Em sua homilia, Padre Tiago ressaltou que devemos nos esforçar em multiplicar os talentos que Deus nos deu. E, aqui, nós da comunidade podemos fazer um paralelo com o trabalho de um padre que, em sua árdua jornada, muitas vezes precisa se distanciar de sua famílias para estar a serviço do Evangelho, levando a Palavra aonde há necessidade. O pároco citou, ainda, que é muito feliz em ver o crescimento e amadurecimento da comunidade e que ela consegue continuar caminhando mesmo quando ele se faz ausente. Disse também que não é fácil zelar por uma igreja na qual existem 33 pastorais, mas que o faz com muito carinho e consideração.

Ao fim da celebração, houve uma homenagem feita pelo Grupo de Jovens, que adentraram pela nave central carregando balões com palavras que fazem recordar suas qualidades e a importância de sua figura em nossa paróquia. Entregaram ao Padre Tiago um presente em nome da comunidade: um lindo jogo de estolas. Em seguida, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) mostrou um vídeo-homenagem que foi especialmente preparado para a ocasião. Apresentando cenas de um campeonato de futebol do qual o Padre Tiago participou no tempo em que morou na Itália, ele começou a recordar bons momentos de sua vida junto a colegas de estudo, abordando também todo o trabalho em equipe que exige o esporte. O vídeo contou, ainda, com imagens de sua ordenação e vários momentos vividos já em nossa comunidade. Foi um momento descontraído, mas também de bastante emoção pelas demonstrações de afeto recebidas de todos os paroquianos.

Em seu discurso de agradecimento – que fora preparado previamente, pois ele sabia que não conseguiria segurar a emoção no momento –, Padre Tiago citou que, se lhe perguntassem qual o presente que ele mais desejava, ele sempre responderia que é possuir uma comunidade unida. Disse, ainda, que é muito feliz por sua vocação e que, a cada dia, a aprecia mais.

Nossa comunidade é muito feliz e grata por ter um pastor tão zeloso, dado que, no Brasil e mundo afora, muitas pessoas não têm a oportunidade de ter um padre dedicado a sua paróquia, ainda mais de modo tão próximo e disponível. Que Deus continue abençoando nosso pároco e lhe dê muita saúde e sabedoria para que possa ser este pai espiritual tão prestativo e que trata como verdadeiros filhos aqueles que estão sob a sua guarda.

Homenagem ao Padre Tiago

Por: Kátia Pazini - PASCOM Santa Teresinha

Padre Tiago, hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo dom da sua vida, da qual a Providência Divina se serviu a fim de nos permitir estar aqui para agradecer mais um ano de sua Ordenação Sacerdotal. Na vida há acontecimentos e datas que não podemos esquecer, e no que diz respeito à sua vocação, muito mais se torna importante fazer memória, principalmente como atitude de Ação de Graças pelo dom recebido.

Nossa paróquia é abençoada pela sua presença e pelo seu trabalho, por sua sabedoria pastoral e também por seus conselhos, que sempre direcionam para o caminho certo. Festejar mais um ano de Ordenação Sacerdotal é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, ensinar novas lições, amar mais o próximo, dar cada vez mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. É também amadurecer um pouco mais e olhar a sua missão de lançar as redes como uma dádiva de Deus.

Hoje compreendemos um pouco a vocação para o sacerdócio como sendo um dom divino, um dom para o qual é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais na vida, como a família, o conforto, os amigos, a liberdade; um verdadeiro despojar-se de si mesmo para que, no fim, obtenha-se o tudo ofertado pelas mãos de Deus. É ser grato, é estar disposto. Muitas vezes, é não ser compreendido. É ser forte, destemido, mesmo que o coração esteja partido pela dor. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no Universo.

Podemos afirmar, padre Tiago, que comemorar o aniversário de Ordenação Sacerdotal é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas aquele que faz da sua vida um culto litúrgico, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação, amor e entrega aos irmãos e à Igreja, fazendo de si um sacramento intenso e fecundo.

Dia 22 de novembro é um dia festivo e abençoado para todos nós desta paróquia, mas o é, sobretudo, para Deus, pois há nove anos Ele recebeu o seu SIM. Por tudo isso, padre Tiago, agradecemos pelo seu contínuo esforço, zelo, dedicação e, principalmente, por ser este fiel amigo e pai espiritual, que conduz amorosamente os passos de seus paroquianos em direção a Deus. Saiba que somos muito felizes e sentimo-nos agraciados por tê-lo em nosso meio. Nós lhe parabenizamos e pedimos as bênçãos de Deus e que a Virgem Mãe Santíssima o cubra e proteja com seu Manto Celestial, estando à frente de todas as dificuldades e obstáculos que se puserem em seu caminho.

A Ordenação Sacerdotal é um momento marcante e significativo para a Igreja, pois reafirma a aliança de Deus com a humanidade. Não estamos sós. Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do padre, que em cada celebração eucarística O coloca vivo entre nós, pleno de misericórdia, perdão e amor. Parabéns ao senhor neste dia tão grandioso e, novamente, que Maria, mãe da Igreja, plena do Espírito Santo, lhe impulsione cada vez mais a assumir sua vida sacerdotal.

VEJA AS FOTOS DOS NOVE ANOS DE SACERDÓCIO DO PADRE TIAGO!

171 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa