top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Sandra Zanettini - PASCOM Santa Teresinha

Comunidade festeja Primeira Comunhão de seis crianças


A Paróquia Santa Teresinha esteve em festa na missa das 10 horas do último domingo, 26 de novembro, devido à Primeira Comunhão de seis crianças de nossa comunidade. Este é sempre um momento especial para nós, cristãos, pois a Primeira Eucaristia é a primeira experiência forte de Jesus na vida da criança, do adolescente ou do adulto. É o início de uma vida de comunhão com Jesus. A pessoa comunga Jesus e Jesus comunga a pessoa.

E em se tratando de um momento especial na vida religiosa destas crianças, a paróquia estava enfeitada com belos arranjos florais e um tapete azul que se estendia até o genuflexório onde, de joelhos, viriam a receber a hóstia sagrada. Os fotógrafos, em locais definidos na igreja, registravam a entrada dos pequenos, que estavam ladeadas por seus pais. Cada rostinho retratava a felicidade que sentiam, pois após dois anos de preparação era chegada a hora da Primeira Comunhão!

Ao iniciar a Santa Missa, Padre Tiago chamou as crianças que iriam receber a eucaristia pela primeira vez e as apresentou à comunidade, rendendo graças também pelos três anos que Dom Nelson o nomeou como pároco de Santa Teresinha. Pouco antes da Liturgia da Palavra, tivemos as Gotas de Catequese, momento no qual o padre nos contou sobre a importância da Oração da Coleta que é feita logo após o Hino de Louvor.

Durante a homília, o pároco abordou a Solenidade de Cristo, Rei do Universo, celebrada neste domingo, e também o Ano do Laicato, instituído pelo Papa Francisco, que se estenderá até o último domingo de novembro de 2018.

Os pais dos catequizandos entraram com as oferendas para esta santa missa, apresentando: a Bíblia, que é o livro santo de nossa fé, a Palavra de Deus; as flores, que simbolizavam a alegria daquele dia, apontando para os frutos que virão com o tempo, pois a semente da Palavra já foi plantada; os livros usados na catequese, que nortearam todo o caminhar de evangelização durante os dois anos de preparação destas crianças; o Pão, o Vinho e a Água, símbolos que o Senhor Jesus escolheu para marcar Sua presença entre nós.

Enfim, chegou o momento tão esperado! A nossa animadora anunciou o momento da Eucaristia, dizendo que "aqueles que participam pela primeira vez deste banquete serão alimentados pelo Pão e pelo Vinho, para que sejam sustentados, por toda a vida, pelo próprio Senhor Jesus". E, assim, toda a comunidade pôde presenciar este momento tão belo e especial.

Ao fim da celebração, o Padre Tiago convidou as catequistas a se dirigirem ao presbitério, momento no qual receberam um botão de rosa das mãos das coordenadoras. Nosso pároco agradeceu todas as nossas catequistas pela dedicação de cada uma e pela linda missão de formar espiritualmente, junto com os pais e os padrinhos de batismo e consagração, o tesouro e o mistério da fé católica. Padre Tiago pediu, ainda, que Santa Teresinha faça chover uma chuva de rosas sobre cada uma de nossas catequistas, que foram aplaudidas por todos os presentes.

Após a bênção final, todas as crianças puderam tirar fotos para registrar este momento único em suas vidas, em que estamos mais pertinho de nosso Pai e de Jesus, nosso Salvador. Desejamos que elas sejam perseverantes no caminho do Senhor, levem o Cristo dentro de seus corações e semeiem a Palavra de Deus!

139 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page