top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Por Palloma Santos – PASCOM Santa Teresinha

Missa campal abre os festejos juninos


Para marcar o início do mês junino, no último domingo (02/06), ocorreu a tradicional cerimônia de levantamento do Mastro Junino e Missa Campal no Parque Pignatari. Iniciativa originária de nossa paróquia que, neste ano, contou com a presença e a participação das paróquias São Camilo de Léllis e Santo Antônio.

O ponto de partida da comunidade foi a Igreja de Santa Teresinha, na qual o Padre Antônio conduziu a cerimônia de saída do Mastro, recordando que é símbolo de ligação entre o céu e a terra, e destacando a importância de celebrar-se estes 3 santos populares – Santo Antônio, São João e São Pedro – na vida da comunidade.

Logo após, seguimos em procissão em direção ao Parque Pignatari. Mesmo com o tempo frio e chuvoso, os paroquianos estiveram presentes neste bonito evento, recordando a tradição e religiosidade popular. Ao término do percurso, todos foram acolhidos com muita animação. Enquanto os fiéis preparavam-se para a cerimônia de Hasteamento do Mastro, era possível apreciar as canções sertanejas com a orquestra “Violeiros do Paraíso”, da paróquia Nossa Senhora do Paraíso, de Santo André/SP.

Padre Tiago deu início à celebração de hasteamento dando boas-vindas a todos os presentes, juntamente com os Padre Flávio (pároco da igreja São Camilo de Léllis) e Padre Antônio. Foi um momento para refletir a importância de preservar e promover as tradições populares, como nos recorda o Documento de Aparecida, a partir do nº258, que nos convida a valorizar de forma positiva a ação do Espírito Santo, fecundada na vida do povo, por meio da piedade popular na qual o povo se aproxima de Deus. Resgatando e fortalecendo a fé em seu sentido mais puro e simples. Meditando sobre a vida dos santos juninos, as bandeiras foram entronizadas e fixadas no Mastro e, em seguida, os membros da Pastoral São José levantaram o Mastro. Enquanto os presentes entoavam “a nós descei, Divina Luz”, 12 coordenadores de pastorais, das 3 paróquias, acenderam as velas pelas intenções de todos que estavam na celebração.

Logo após este momento de oração e devoção, o mastro foi conduzido até a área externa, no local onde foi preparado para ser hasteado. Durante a Santa Missa, em sua homilia, Pe. Flávio recordou que, no Brasil, a Solenidade da Ascensão do Senhor é transferida para o Domingo devido a sua importância. Celebrar a Ascensão do Senhor é celebrar a essência da Igreja, que tem Cristo como o centro. Não podemos ficar olhando para o céu e deixar de enxergar a realidade que vivemos. Somos chamados a olhar sempre em frente e a deixar-nos guiar por este Cristo, construindo o céu e a plenitude que somos chamados a viver.

“Nós queremos agradecer a todos que vieram a este evento e a todos que o preparam. Quero dizer, sobretudo, que é uma alegria ver as comunidades Santa Teresinha, São Camilo e Santo Antônio unidas. Nós somos chamados a sermos uma Igreja unida; somos chamados a preservar o “tesouro” de nossa Igreja, que são as tradições populares. Que as nossas comunidades possam continuar empenhadas em buscar a unidade e preservar a tradição”, enfatizou Padre Tiago.

“É com grande alegria que estou participando pelo primeiro ano deste momento de abertura do mês junino: o levantamento do Mastro, em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Momento importante onde as comunidades de 3 paróquias - Santa Teresinha, São Camilo de Léllis e Santo Antônio - se reúnem. É muito bonito ver o entrosamento e a participação destas comunidades, das pastorais comprometidas e que fizeram acontecer esse momento tão bonito de uma Igreja viva que anuncia o Evangelho. Os Padres estão de parabéns por esta iniciativa, por esta animação que faz acontecer o Reino de Deus na terra, anunciando o Evangelho por meio do dinamismo de cristãos comprometidos. Que Deus os abençoe e faça sempre acontecer este momento de participação e de louvor a Deus na vida das comunidades. Parabéns a todos que se esforçaram para fazer este bonito encontro.” (Pe. Antônio)

No final do mês, dia 29/06 às 14h30, teremos o encerramento do mês junino com a retirada do Mastro seguida de procissão até a Paróquia São Camilo de Léllis. Venha e participe conosco.

43 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page