top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Mariana Junqueira - PASCOM Santa Teresinha

Uma Semana Santa diferente e inesquecível em meio ao isolamento social


Vivenciamos tempos que nunca imaginamos viver, o isolamento social se tornou nossa realidade e, por isso, tivemos que adaptar a nossa vida. Em meio a tudo isso, chegou a Semana Maior, que dá sentido à vida católica. Sem a presença dos fiéis nas igrejas, vivenciamos a Semana Santa em nossas casas com muita fé, recordando que a igreja não são as paredes do templo, mas cada um de nós que fazemos parte do Corpo Místico de Cristo.

Com transmissões ao vivo, via Facebook, a Pastoral da Comunicação (Pascom) levou as palavras de conforto do Padre João diretamente da Paróquia Santa Teresinha para a casa dos nossos paroquianos. Durante a semana, nos encontramos assim diariamente para celebrar, orar e acompanhar Jesus de seus momentos mais dolorosos até a glória da Ressurreição. Os paroquianos prepararam pequenos altares em seus lares e reuniram a família para participar das celebrações que iniciaram no Domingo de Ramos, quando nossa comunidade deu um exemplo de unidade, colocando ramos em seus portões e suas janelas. Além disso, outros conteúdos foram publicados nas redes sociais para nos ajudar a preparar o coração durante essa semana, como uma playlist com músicas tocadas na Semana Santa que foi criada no Spotify e pequenas enquetes com curiosidades sobre cada dia da Semana Santa.

Na segunda, terça e quarta-feira, tivemos, respectivamente, três momentos de oração: a Via-Sacra, os Sete Salmos Penitenciais e as Sete Dores de Maria. Com a Via-Sacra, meditamos os passos do Calvário de Jesus. Em cada uma das estações, fomos convidados a refletir sobre a vida de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade 2020, que teve como lema: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,34-35), inspirado na Parábola do Bom Samaritano. Na terça-feira, rezamos os Sete Salmos Penitenciais (salmos 6, 31, 37, 50, 101, 129 e 142), nos quais se roga a Deus por perdão, mostrando grande arrependimentos por nossos pecados. Na quarta-feira, foi a vez das Sete Dores de Maria, que com seu “sim” aceitou não apenas gerar o Filho de Deus, mas também aceitar a vontade de Deus até a última circunstância.

O Tríduo Pascal foi também celebrado com muita fé. Sem o tradicional lava-pés, a missa da Quinta-feira Santa foi focada na Instituição da Eucaristia, realizada na última ceia do Senhor. Sem poder comungar, os fiéis adoraram o Santíssimo Sacramento, que é o próprio Cristo Jesus, e fizeram sua comunhão espiritual, expressando o desejo de estarem com o Senhor. Ao fim dessa celebração, fomos convidados a vigiar com Jesus, recordando-o durante o nosso dia.

Na Sexta-feira Santa, celebramos a Paixão e Morte do Senhor, recordando que foram os nossos pecados que levaram Jesus àquele sofrimento fatal. No fim da celebração, restou apenas a cruz de Jesus sobre o altar com Seu corpo sem vida, as velas foram apagadas e restou somente o vazio e o silêncio. Mais tarde nesse mesmo dia, nos emocionamos com a encenação da Paixão de Cristo preparada pelos jovens, que, em meio ao isolamento social, usaram a criatividade para encenar cada um de sua casa: uma bela demonstração de que estamos juntos, mesmo estando distantes. A mensagem final da encenação é a de Jesus Ressuscitado pedindo que não tenhamos medo, pois estamos no mesmo barco e as dificuldades serão superadas com fé.

Finalmente, a Vigília Pascal encerrou o Tríduo, com a bênção do fogo e da água. A celebração se inicia no escuro, mas a luz de Cristo brilhou sobre as trevas e fez renovar todas as coisas. O anúncio nos diz: não tenham medo! A esperança ressurgiu.

No Domingo de Páscoa, a imagem de Cristo Ressuscitado nos trouxe alegria e esperança. Nossa paróquia surpreendeu, desejando feliz páscoa, com a canção “Porque Ele Vive” em um vídeo no qual cada trecho foi cantado por um dos nossos músicos. De fato, é porque Ele vive que podemos crer no amanhã, sem temor. Tenha esperança, vai ficar tudo bem! Jesus está conosco todos os dias, até o fim dos tempos (cf. Mt 28,20).

32 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page