top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Thais Claudino – PASCOM Santa Teresinha

Como rezar em casa? | Conheça diferentes orações para fazer no seu lar


A oração para os cristãos é uma de muitas formas que expressamos nossa fé e confiança em Jesus. Uma das principais formas de orações católicas é a Santa Missa, onde junto com o Sacerdote, oferecemos louvores, adoração e ação de graças ao Pai. Daí vem a importância de ir à igreja: é na Casa de Deus, a cada Santa Missa, que Jesus renova Seu Santo Sacrifício e se faz Corpo e Sangue para nos dar a vida. Ali, Jesus fica no Sacrário esperando a nossa visita.


Mas, neste tempo de isolamento social, onde não podemos nos encontrar com Jesus na igreja. Como podemos nos aproximar Dele e manter viva a nossa fé? O Padre João sugeriu a leitura da novelas bíblicas, como o Livro de Ester e o Livro de Jonas. Mas há muitas outras orações, sendo a mais conhecida delas o Santo Terço, que pode ser rezado em suas diversas formas como: o terço mariano, o terço da misericórdia, o terço das santas chagas, o rosário, etc.

Neste texto, você irá conhecer outras orações, curtas ou longas, que você pode rezar em casa, em família ou sozinho, em várias ocasiões do seu dia. São algumas formas que nos ajudam a tornar a nossa casa uma verdadeira Igreja Doméstica.


 

Oração da Manhã

“Senhor, no início deste dia, venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença. Senhor, reveste-me de tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu te revele a todos. Amém”

Oração antes da Refeição

"Dignai-vos, Senhor, abençoar o alimento que vamos comer, para melhor vos servir e amar. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."

Oração da Noite

“Ó meu Deus, Eu Vos adoro e Vos amo de todo o coração.

Dou-Vos graças por todos os benefícios que me fizestes, especialmente por me haverdes feito cristão e conservado durante este dia.

Ofereço-Vos tudo o que hoje fiz de bom, e peço-Vos que me livreis de todo mal. Amém”.

Oração Magnificat

"Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito; exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua descendência, para sempre.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Como era no principio, agora e sempre. Amém"

Oração ao Espírito Santo

“Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém”

Oração para Comunhão Espiritual

(Por Santo Afonso Maria de Ligório)

"Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento. Eu vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-vos em minha alma. Já que não te posso receber sacramentalmente, vem ao menos espiritualmente ao meu coração. Senhor, uno-me a todo a Vós, como se já o tivesse recebido. Não permitais que jamais me separe de vós. Amém"

 

Agora que você conheceu mais algumas orações que pode fazer em casa, aproveite esse tempo de quarentena para conhecer, ler e aprender mais sobre a Igreja. Crie uma rotina de oração, ofereça o seu dia a Deus, leia um salmo por dia, convide alguém (de dentro da sua casa) para rezarem juntos, reze antes de dormir, enfim, faça tudo aquilo que te torne mais íntimo de Deus. Não torne a oração uma obrigação, e sim um grande privilégio da vida cristã.


Que Jesus nos faça mais fortes neste momento de isolamento social. Santa Teresinha, rogai por nós!


2.934 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page