top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Thais Claudino – PASCOM Santa Teresinha

Como rezar em casa? | Conheça a Liturgia das Horas


Neste tempo de isolamento social, onde não podemos nos encontrar com Jesus na igreja, apresentamos mais uma forma de oração para rezar em casa: a Liturgia das Horas. Esta é uma das formas mais antigas de orações da Igreja Católica, cultivada pelos religiosos e leigos, e é um meio de encontrar o Pai durante todo o dia.


Ela pode ser feita por um Padre, por um Diácono ou qualquer outro ministro ordenado. Mas, claro, nada impede do fiel fazer esta celebração individualmente. Estas horas incluem o Ofício de Leitura, Oração da manhã (Laudes), Hora Tercia, Hora Sexta, Hora Nona, Oração da tarde (Vésperas) e Oração da noite (Completas). Para os leigos, as orações da manhã e da noite (Laudes e as Completas) já são suficientes.

Saiba mais sobre cada etapa da Liturgia das Horas:

 

Ofício das Leituras

Composto por salmos e leituras bíblicas, é para ser recitado de madrugada, contudo, reconhecendo as necessidades de adaptação do homem moderno, a Igreja diz que pode ser recitado ao longo do dia, desde que se mantenha o caráter de vigília.

Laudes ou Oração da Manhã

É uma oração de louvor dado a Deus pela vida recebida. Atualmente composta de um Salmo, um hino do Antigo Testamento e um Salmo de louvor, de onde provém o nome. É nesta hora canônica que se recita o Benedictus ou o Cântico de Zacarias.

Hora média

Esta oração pode se desdobrar em mais três, chamadas de: tércia, próxima das 09 h; sexta, próxima do meio dia; e, nona, próxima das 15 h. Elas podem ser recitadas como sendo uma só, para não multiplicar excessivamente os horários canônicos.

Vésperas ou Oração da Tarde

Composta por dois Salmos e um hino do Novo Testamento.

Recita-se nessa hora o Magnificat, que é o Cântico de Nossa Senhora:

"Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito; exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua descendência, para sempre. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Como era no principio, agora e sempre. Amém"

Completas ou Oração da Noite

Última oração do dia, composta por um Salmo e o hino de Simeão.

 

Esta é a essência das cinco horas canônicas da Liturgia das Horas que pode e deve ser recitada por todos os fiéis. Para cada dia do ano, temos os salmos e leituras específicas que são rezados a cada hora. Se quiser conhecer um pouco mais sobre estas orações, acesse aqui ao site com a Liturgia das Horas online, onde as orações são separadas por tempo litúrgico e número da semana, ou você pode adquiri-la numa livraria católica.


Assim, durante este isolamento social, você pode conhecer uma oração diferente, porém antiga, que pode ser feito em sua casa mesmo. Procure um lugar calmo da sua casa, desligue a TV, o rádio e silencie o celular para que não seja interrompido(a). Uma oração bem feita, é aquela que vem do fundo do seu coração e que contém a sua fé.


Deus abençoe à todos e que Santa Teresinha derrame bençãos sobre a sua vida e de sua família!


Quer conhecer mais orações para rezar em casa? CLIQUE AQUI!


15.020 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page