Acontece na Paróquia  

  • Por Palloma Santos – PASCOM Santa Teresinha

Sacramento da Crisma traz esperança para o futuro de nossa igreja


No último sábado, 29/10, tivemos a alegria de celebrar a Missa da Crisma em nossa paróquia. Neste ano, além dos crismandos de nossa comunidade, os jovens das paróquias Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Auxiliadora, que também percorreram o itinerário em preparação, estavam presentes para receber o Sacramento da Crisma.


Antes da saudação inicial, Pe. João Aroldo acolheu o Pe. Eduardo Calandro, que é pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida e também coordenador da Região Pastoral Santo André Utinga, o qual foi delegado pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, para administrar o Sacramento da Crisma.


Terminada a proclamação do Evangelho, os crismandos e os padrinhos foram apresentados pelo nosso pároco a fim de serem acolhidos com as seguintes palavras ditas por Padre Eduardo: “... Em nome do nosso Bispo Diocesano, muito nos alegramos e agradecemos a Deus pela vida desses jovens adultos que, depois de devidamente preparados, agora nós os acolhemos como cristãos adultos da Comunidade Cristã. Vocês são muito bem-vindos, muito bem-vindas! Agradecemos também a vida dos vossos catequistas…

Caros padrinhos e madrinhas, recebendo hoje esses crismandos como afiliados deveis para que possam assumir as responsabilidades de cristãos adultos também, em nome do nosso Bispo Diocesano vos acolho com alegria.

Em sua homilia, Pe. Eduardo nos recorda que estamos celebrando o 31º Domingo do Tempo Comum e que as leituras propostas pela liturgia nos chama a atenção o quanto o amor de Deus nos alcança, o quanto que Ele nos busca e o quanto esta força de Deus nos atrai. Deus está sempre disposto a nos receber de novo, a nos acolher, mas isto exige um esforço humano diante do afastamento pelo pecado para nos aproximarmos de Deus.


Destaca que, para a Igreja, os jovens que serão crismados são motivos de alegria, porque são sinais de futuro para a Igreja Católica, como comunidade de fé. Ser crismado é dizer “eu assumo ser cristão, eu assumo a vida de comunidade”. Ser crismado é deixar-se transformar pela ação do Espírito Santo, dom de Deus que recebemos no dia do nosso Batismo, e hoje estes jovens serão confirmados pelo Sacramento da Crisma.


Pe. Eduardo agradeceu o empenho de cada jovem que percorreram o itinerário catequético de aprofundamento da fé até aqui e também agradeceu de forma especial a dedicação dos catequistas, pedindo que o Espírito Santo conduzissem a vida e missão.


Após a homilia, chegou o momento tão esperado pelos jovens: o Rito da Confirmação. O Rito inicia com a renovação das Promessas Batismais, em seguida, com a imposição das mãos, o presidente da celebração reza, invocando a presença do Espírito Santo que nos dá força e nos confirma, rogando a Deus os seus dons. Neste momento, toda a comunidade acompanha em silêncio esta oração. Após a oração, os jovens são ungidos com o Santo Óleo do Crisma, sinal visível da confirmação do Espírito Santo, dom de Deus, na vida dos jovens.

Clique aqui para ver todas as fotos desse dia tão especial!


E as inscrições para a próxima turma de Crisma já estão abertas: jovens que completam 13 anos até 31/12/2022 podem se inscrever para iniciar o curso em fevereiro de 2023!

67 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo