top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Por Sandra Zanettini – PASCOM Santa Teresinha

Missa do Galo: Paróquia de Santa Teresinha celebra o nascimento do Menino Jesus


No domingo, 24 de dezembro, às 20h, foi celebrada a Missa do Galo na Paróquia Santa Teresinha. E por que festejar o Natal com a Missa do Galo? Porque como o galo anuncia o amanhecer, o nascer do sol, a Missa do Galo anuncia e canta o nascimento do Menino Jesus, pois uma Luz brilhou em meio às trevas: Jesus veio para nos salvar! Na liturgia da noite, somos convidados a refletir sobre a oportunidade de renovarmos essa realidade, pois o Verbo Encarnado veio cumprir a promessa do Pai e conta conosco.

O canto de abertura nesta santa missa anunciava: "Vinde, cristãos, vinde à porfia! Hinos cantemos de louvor! Hinos de paz e de alegria, hinos de Anjos do Senhor: Glória a Deus nas alturas!". Durante o Ato Penitencial, as luzes foram apagadas e o incenso levou aos céus nossos pedidos e súplicas, para que nosso coração fosse renovado para receber nele o Menino Deus. E, logo em seguida, deu-se o Anúncio Natalino, quando podíamos ver, sob um foco de luz, a entrada do Menino Jesus carregado por uma gestante e seu esposo pelo corredor central. O Menino Jesus, então, foi entregue ao Padre Tiago, que percorreu todos os corredores da igreja, ao som dos sinos e do Hino de Louvor, que era entoado por toda a comunidade. Foi um momento de muita emoção, no qual todos recebiam alegremente o Deus Menino.

O Evangelho relembrou o povo que andava na escuridão e viu uma grande luz, que resplandeceu e anunciou a chegada do Príncipe da Paz, o qual se entregaria por nós, para que fôssemos resgatados de toda maldade e, assim, pudéssemos praticar o bem. Na homilia, o pároco desejou um Feliz Natal a todos e disse que Cristo, mais uma vez, nasce em nosso coração: "Hoje é dia de festejarmos, porque a luz brilha nas trevas, a esperança vence o medo. Nesta noite, temos a graça de fortalecer a esperança nos nossos corações. E após percorrermos o Tempo do Advento, de preparação para o Santo Natal do Senhor, Jesus Cristo nasce, nesta noite, e procura espaço na manjedoura do nosso coração. Hoje é dia de acolhermos Jesus na nossa vida".

Representando o gesto concreto desta Santa Missa, uma oportunidade de praticar o exercício da misericórdia, durante o Ofertório, um casal entrou com uma cesta de produtos para bebês para serem doados a uma instituição de caridade. Um pouco mais adiante, outro momento de muita emoção: o Pai-Nosso, que foi cantado e rezado com muito fervor por toda a comunidade. Após a comunhão, foi dada uma bênção especial nas gestantes presentes, juntamente com seus esposos, como em todas as celebrações do fim de semana.

Ao fim da missa, padre Tiago levou o Menino Jesus até o Presépio, ao som de Noite Feliz. Em seguida, a querida Pastoral das Artes presenteou a todos com uma apresentação teatral fluorescente, com o tema: "Que a magia do Natal transforme esse sonho em realidade". Com a utilização de luz negra, roupas brancas e fitas fluorescentes, a peça foi despertando o fascínio e encantamento da narração, na qual uma criança pedia a sua mamãe para contar aquela história do nascimento do Menino Jesus. O fim desta apresentação, sob a canção "Simplesmente Amar", foi a presença de um casal da paróquia com seu bebezinho, representando a Sagrada Família.

Por fim, nosso pároco deu a bênção solene a cada um dos presentes, que, então, saudaram-se desejando um Feliz e Santo Natal uns aos outros!

194 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page