top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Daniele Vieira – PASCOM Santa Teresinha

No dia de São Brás, fiéis recebem bênção das gargantas


No último sábado, 3 de fevereiro, a missa das 16h foi celebrada em louvor a São Brás e contou com a bênção das gargantas ao final da celebração. Durante a liturgia, pudemos conhecer um pouco mais sobre este grande santo, que foi bispo e mártir por causa do Santo Evangelho.

Na primeira leitura, do livro de Jó, vimos que, para o povo de Israel, naquele período, Deus recompensava os justos e punia os malvados. Esse era o ensinamento que as crianças recebiam. E então vem a história de Jó, para demonstrar que Deus nos ama; que Ele não nos castiga, mas deseja fortalecer a nossa caminhada, a nossa fé. O Salmo 146, cantado na liturgia do dia - que já celebrou o domingo, o Dia do Senhor -, ajuda a entender ainda mais a história de Jó, pois diz: "Louvai a Deus porque Ele é bom e conforta os corações". É o amor de Deus que nos conforta e nos dá forças durante as situações difíceis; Ele é bom e cuida dos nossos corações em todos os momentos, principalmente durante as provações.

No Evangelho de São Marcos, Pedro estava doente e Jesus foi ao encontro dele. E foi um encontro de grande importância, pois mostra a humanidade de Jesus, que se aproxima do doente e cuida dele em um momento no qual as pessoas preferem manter distância. Durante a homilia, padre Tiago recordou as vezes em que encontrou na igreja, em diversos horários, pessoas que não costumam frequentar as missas, mas que, na hora da dor, quando precisaram de um conforto, prostraram-se diante do Senhor. Porque Deus é o nosso refúgio! Ele nos conhece e é a quem devemos procurar, pois sempre estará pronto para nos receber.

Após a missa, foram formadas três filas diante do presbitério, onde o padre e dois ministros da bênção, instituídos pelo Bispo, abençoaram as gargantas dos fiéis, com duas velas bentas cruzadas ao redor do pescoço de cada um.

"São Brás, intercedei por nós e pela saúde de nossas gargantas"!

51 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page