Acontece na Paróquia  

  • Mariana Junqueira - PASCOM Santa Teresinha

Festa de Nossa Senhora da Luz ilumina comunidade


Na quinta-feira, dia 01 de fevereiro, celebramos com muita alegria duas santas em nossa paróquia: a festa de Nossa Senhora da Luz e, pela primeira vez em 2018, a memória de nossa Padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus. Nesta eucaristia, buscamos, como Maria e Teresinha, invocar sobre nós o amor de Deus.

A festa de Nossa Senhora da Luz, também conhecida como Nossa Senhora das Candeias, é tradicionalmente celebrada no dia 02 de fevereiro, quando recordamos a Apresentação do Menino Jesus no templo por Maria e José. É um dia de grande alegria por apresentar ao Senhor o Seu Filho, que é a Luz do mundo.

O Evangelho de São Lucas, capítulo 2, narra a Apresentação de Jesus no templo: quarenta dias após seu nascimento, quando terminavam os dias da purificação, conforme a Lei de Moisés, Maria e José o levam ao templo para apresentá-lo e fazer uma oferenda. Ali, encontram Simeão que, inspirado pelo Espírito Santo, reconhece o menino como "Luz para iluminar as nações".

Assim, este momento foi relembrado em nossa paróquia com as luzes apagadas e, pouco a pouco, a chama do Círio Pascal foi acendendo as velas de todos os presentes, tornando Jesus a nossa única fonte de luz. Pedimos, então, no ato penitencial, que a luz de Cristo possa iluminar a nossa caminhada e dissipar todas as trevas de nossa vida.

A liturgia nos convidou a pensar nos ensinamentos que recebemos de nossos pais e antepassados, que, em sua simplicidade, mostram o caminho para sermos boas pessoas e cristãos conscientes. Refletimos também sobre a importância de ensinar estes valores a nossas crianças. Além disso, meditamos a respeito de tudo aquilo que nos impede de viver o Evangelho para que possamos eliminar toda mágoa e falta de perdão que nos aprisionam e atrapalham a missão do discipulado.

Durante essa missa, recebemos muitas bênçãos: a bênção das velas, para que, nos momentos difíceis, Jesus seja a nossa luz; a bênção das rosas, pedindo a intercessão de nossa Padroeira; e, por fim, a bênção do Santíssimo Sacramento, quando o próprio Cristo caminha no meio de nós para vir ao nosso encontro. Ao fim desta belíssima celebração, deixamos a Igreja com o coração em paz, iluminado pela alegria do Senhor.

Se você também quer participar das missas em louvor a Santa Teresinha, no primeiro dia de cada mês, celebramos em dois horários: às 15 horas, com a bênção da relíquia, e às 19h30, com a bênção do Santíssimo!

VEJA TODAS AS FOTOS DESTA CELEBRAÇÃO EM NOSSO FLICKR!

44 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa